Lições do futebol para Marketing Digital

Lições do futebol para Marketing Digital

Lições_Futebol_Marketing_Digital

Existem muitas lições do futebol que podem ser adotadas no Marketing Digital. No entanto e de modo oportunista, vou ser mais um cavalgar no êxito do Sporting Clube de Portugal (SCP), campeão da liga portuguesa de futebol em 2021. Mais do que enaltecer os resultados atingidos pela equipa do SCP gostaria de extrair algumas lições deste facto para o marketing digital das empresas.

Sem delongas, destaco as seguintes lições na caminhada para o título de campeão da liga portuguesa, por parte do SCP, que podem ser traspostas para o Marketing Digital.

Lição 1 – Definir uma estratégia

Tal como no SCP (acredito que neste caso, o contexto financeiro e o histórico de resultados acabaram por definir a estratégia de aposta em jogadores da academia, veteranos estrangeiros e com experiência do futebol português) é imprescindível para as empresas delinearem uma estratégia e definirem um plano para alcançar os resultados pretendidos.

Lição 2 – Não tem que ser nem o melhor, nem o mais qualificado

O Rúben Amorim não é o melhor técnico português e nem com o melhor curriculum, no entanto, foi o treinador escolhido por ser o mais adequado para executar a estratégia do SCP. Gostaria também de ver a adequação do marketing digital à realidade das empresas. Uma vez que me tenho deparado nos últimos anos com muitos websites e lojas online de pequenos negócios por valores exorbitantes, quando em muitos casos, apenas 20% ou 30% desse valor seriam suficientes para desenvolver um site apelativo, funcional, atraente e com bom desempenho.

Lição 3 – Não interessa o preço, mas sim o retorno do investimento (ROI)

Os cerca de 12M€ pagos pelo SCP ao Braga pelo Rúben Amorim são à primeira vista exagerados. No entanto, só com a valorização dos passes dos jogadores do clube, o SCP já alcançou um retorno do investimento bastante apreciável. Contratar uma equipa especializada em marketing digital muitas vezes pode parecer um investimento elevado. Porém quando bem executado traz grandes retornos em termos de reconhecimento da marca, aumento de audiências, fidelização de clientes e crescimento das vendas.

Lição 4 – Utilizar a prata da casa

O SCP ganhou muitos jogos neste campeonato nos últimos minutos! Este facto deveu-se, do meu ponto de vista, ao fator emocional dos suplentes, na sua maioria jogadores formados na academia do SCP. Por outras palavras, estes jogadores forneceram um adicional de esforço, dedicação e devoção. Este exemplo, deveria ser adotado pelas empresas, com a envolvência e contribuição dos colaboradores no marketing digital. Ainda mais, porque ninguém melhor do que eles, para perceber o que clientes gostam, o que querem ouvir, os produtos que lhes interessam e quais os sentimentos nutrem pela marca.

Lição 5- Jogo a Jogo

A avaliação constante dos resultados, dos adversários, a forma dos atletas e fadiga física e mental dos concorrentes, foram fundamentais para o SCP introduzir correções marcantes ao longo do campeonato. Em contraponto, tenho assistido que a componente analítica do marketing continua a ser negligenciada pela grande maioria das pequenas e médias empresas. Sem métricas e indicadores de performance como é que empresas sabem se estão no rumo certo?

Lição 6 – A estrelinha do Amorim

Como disse, o Rúben Amorim ter sorte dá trabalho, visto que para se ganhar no último minuto é importante trabalhar para não se sofrer nos primeiros oitenta e nove. Para muitos o marketing digital é ter um website aprazível, publicar regularmente fotos nas redes sociais e pagar a influencers. No entanto marketing digital é muito mais! Pois exige um trabalho constante de otimização do SEO, publicações criteriosas nas redes sociais, respostas a reviews no tempo certo, atualizações e melhorias no website, campanhas incisivas de email marketing e criação de conteúdos de interesse e promoção da marca através de digital advertising.

Independentemente da cor clubística do leitor, acredito que as seis lições do futebol relatadas podem servir para melhorar o marketing digital e proporcionar melhores resultados para a sua empresa. 

Para obter mais informações marketing digital para a sua empresa, não hesite em contactar a Harpo Consulting, hoje.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *