O papel do Marketing Digital no mercado do vinho

O papel do Marketing Digital no mercado do vinho

Marketing Digital no mercado do vinho

Os 4,66 biliões de pessoas na internet a nível mundial, há muito tempo que desempenham um papel importante no mercado do vinho, mas nunca como neste último ano, com o COVID-19. Com a queda de vendas dos comerciantes tradicionais de vinho e o encerramento de restaurantes e hotéis, toda a indústria do vinho teve de se adaptar, onde as lojas online serviram como o último refúgio, oferecendo novas formas para chegar aos consumidores e oportunidades para diversificar e aumentar as receitas. 

Por causa disso, muitos consumidores compraram pela primeira vez vinho online, este último ano, obrigando muitos produtores, distribuidores, cooperativas e comerciantes tradicionais de vinho a investir nas suas operações online.

Consequentemente, com este despertar de consciências, tanto dos consumidores como da indústria, o ecossistema digital dos vinhos tornou-se ainda mais competitivo. Perante a grande variedade de marcas, tornou-se difícil para as empresas conseguirem destacar- se da concorrência uma vez que já não é suficiente produzir um “grande vinho”.

Assim sendo, neste momento existem milhares de empresas da indústria do vinho a colocarem a mesma questão: Como é que a minha marca se pode destacar? De todas a respostas o marketing digital é a mais fácil. No entanto, é importante esclarecer o que é o marketing digital, as suas principais vantagens e como se podem adequar nas principais tendências da indústria do vinho e enquadrar nos objetivos estratégicos das empresas. 

Marketing Digital no mercado do vinho

O que é Marketing Digital (no Mercado do Vinho)?

O Marketing digital é o nome dado ao conjunto de estratégias e ferramentas que utilizam o ecossistema digital para divulgar produtos e serviços, fortalecer relacionamento entre marcas e os consumidores, fidelizar e satisfazer os clientes e aumentar o volume de negócio. Como principal ferramenta para o B2B e B2C, apresenta as seguintes vantagens:

Facilita o acesso aos consumidores

Uma das grandes vantagens do marketing digital no seio da indústria vinícola é que facilita o acesso das marcas aos seus consumidores. Os dispositivos móveis, tais como smartphones (com 72% -é a plataforma preferida de acesso à internet) e tablets, permitem que o conteúdo digital esteja sempre disponível aos utilizadores, o que por sua vez ajuda as marcas a comunicar com os seus consumidores em qualquer altura e local, permitindo uma partilha constante de informação relevante para o consumidor.

Permite conhecer melhor os consumidores

A presença no meio digital, no qual se pode comunicar com os consumidores, torna possível melhorar a relação com os mesmos, a melhor compreender as suas necessidades e adequar as soluções/produtos propostos (por exemplo: o melhor vinho para acompanhar caril). Ademais, possibilita ao consumidor percecionar que a marca compreende realmente as suas necessidades e com isso, criar uma  ligação favorável para ambos.

Permite o relacionamento mais próximo com os consumidores

Com fenómeno das redes sociais, tornou-se relativamente fácil comunicar com os consumidores. Com a publicidade nas redes sociais, é possível fazer chegar a mensagem ao público genuinamente interessado no sector e nos seus produtos.

As redes sociais analisam dados como padrões de consumo e perfis de consumo, permitindo apresentar conteúdos personalizados a esses consumidores. No caso do vinho, as campanhas publicitárias serão apresentadas às pessoas, a título de exemplo, que tenham interesse em provas de vinho, ou enologia, entre outros.

Permite alcançar o mercado global

Não existem limitações geográficas na captação do públicos-alvo pretendido para o marketing digital. Isto significa que se estiver pronto para expandir o seu negócio de vinhos além-fronteiras, terá muito mais facilidade para o fazer. Por outro lado, se já estiver presente nos mercados internacionais, o marketing digital permite-lhe criar uma ligação mais forte e de proximidade com esses locais.

Permite alterar a estratégia em tempo real

O marketing digital tem a capacidade de acompanhar ao detalhe os resultados, a título de exemplo, o comportamento dos utilizadores, quais as nacionalidades dos seus visitantes, quais as páginas mais vistas, quais os vinhos mais comprados, em que páginas entraram no site ou onde abandonaram, que possibilitam repensar e adequar a estratégia digital da marca em tempo real.

Permite a confiança partilhada

O marketing digital no mercado do vinho permite a comunicação direta com os clientes que interagem com a marca, principalmente através de comentários, mensagens, análises e publicações nas redes sociais. O feedback dos clientes, positivo ou negativo, sobre o produto ou serviço e a experiência geral que tiveram com marca é uma fonte de informação que permite melhorar o produto ou serviço, medir a satisfação do cliente, melhorar experiência do cliente e tomar melhores decisões de negócio. Ao valorizar, por exemplo respondendo a uma mensagem negativa, reagindo de imediato e encontrando uma solução para o problema, está a melhorar a relação com os clientes. Mas não menos importante, hoje em dia, as opiniões fornecidas por outros clientes ou amigos que já utilizaram a marca são consideradas como fontes mais confiáveis ​​de informações do que sommeliers, especialistas ou mesmo enólogos.

Os consumidores mudaram os seus hábitos de pesquisa e compra de vinho?

Tradicionalmente as pessoas tinham conhecimento dos vinhos através das revistas da especialidade, propostas de sommeliers, provas de vinho ou através do conhecimento de algum amigo, no entanto, a tecnologia e o COVID-19 alterou a maneira como as pessoas pesquisam e tomam decisões de compra, tais como:

Principais métodos de pesquisa

  • Pinterest – O Pinterest é a melhor forma de as gerações mais novas apreciadores de vinhos e conhecedores experientes procurarem novos vinhos.
  • Blog de Vinhos – Os blogs e sites sobre vinhos têm muita popularidade entre os consumidores que tentam encontrar novas recomendações ou avaliações de vinhos.
  • Instagram – O Instagram é uma maneira fácil e natural dos consumidores encontrarem recomendações de amigos ou influencer’s para garrafas de vinho.
  • Facebook – O Facebook ao conhecer muito bem as audiências vínicas e o que lhes interessa permite endereçar campanhas personalizadas.
  • Conteúdos Relevantes – O site ao apresentar conteúdos valiosos, relevantes e interessantes atraem os consumidores para os vinhos da marca
  • Eventos de degustação online – Com tudo fechado o aumento de eventos virtuais de degustações tem sido um importante fator para atrair novos consumidores.

Principais alterações nos hábitos de compra

  • A 1ª Vez e o novo hábito – Muito dos consumidores compraram vinho online pela 1ª vez neste último ano. Também os pequenos comerciantes/restaurantes, que iam as grandes distribuidoras e superfícies o fizeram e pela comodidade o irão fazer no futuro.
  • As encomendas aumentaram – Seja porque não ter de carregar as garrafas para casa, ou seja, pela poupança dos custos de entrega (a partir de um certo valor as lojas não cobram o custo de envio) o número de garrafas encomendadas aumentou.
  • As encomendas têm maior diversidade – As encomendas têm caixas mistas (i.e. tinto, branco e rosé), porque os consumidores têm mais tendência experimentar outros vinhos.

Como utilizar o Marketing Digital para expandir o seu negócio de vinho?

Com tudo o que foi dito, o leitor já compreendeu que não basta ter um website elegante, uma loja online funcional ou colocar imagens bonitas de garrafas nas redes sociais. 

É essencial desenvolver e implementar um plano de marketing, com uma abordagem digital holística (otimização dos motores de busca – SEO, gestão de redes Sociais, email marketing, PPC marketing e gestão de conteúdos) adequada à realidade da marca, para ajudar a gerar tráfego e obter novas leads para os seus produtos, no entanto e não menos importante é analisar (marketing analytics) constantemente os resultados e reajustar a estratégia.

Deixe-nos ajudar a criar sua estratégia de marketing de vinho

Somos uma equipa de profissionais experientes em marketing digital, cuja missão é mudar a forma como o vinho é comprado e vendido. Queremos ajudar os produtores e comerciantes de vinho a melhorar as suas marcas para atingir um público mais vasto, melhorar a imagem e vender mais vinho. Podemos colaborar a criar um plano de marketing alinhado com a estratégica de negócio da sua empresa.

Para obter mais informações sobre a estratégia digital para a indústria do vinho, não hesite em contactar a Harpo Consulting, hoje.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *